A cor é um dos principais elementos da decoração da casa , não só pela sua influência nas proporções, clima ou estilo do espaço, mas também pelo seu poder de alterar o humor das pessoas. Contamos tudo sobre a psicologia das cores na decoração e como cada uma delas influencia você.
O laranja é uma cor tão excitante como a anterior, mas se for utilizada na sua gama pastel, (salmão) as sensações que produz são benéficas, pois pode dar-nos muita vitalidade.
O amarelo puro deve ser usado com moderação, mas é uma cor que incita alegria. É aconselhável utilizá-lo em tons pastéis em ambientes com pouca luz natural, pois além de alegria proporciona luminosidade. Em muitos casos é utilizado na iluminação LED decorativa em casa para criar um ambiente festivo e alegre.
Violeta é uma cor que quando usada só pode produzir tristeza e indiferença, e a menos que você seja um dramaturgo e precise dessa inspiração, recomendamos usá-la sempre combinada com cores vivas e quentes, como o amarelo puro.
Por fim encontramos o verde, que vem da mistura do amarelo e do azul, cores com características opostas. Uma mistura equilibrada de ambos expressa quietude, vegetação e frescor.
Ao rodearmo-nos de elementos decorativos e acessórios na nossa casa, procuramos principalmente o bem-estar e a harmonia com o ambiente onde passamos a maior parte do tempo . Esperamos ter lhe dado as orientações para que você encontre a cor certa para você e seu ambiente de acordo com as sensações que ele produz.
Você achou interessantes nossas dicas sobre psicologia das cores? O que você acha da influência das cores na decoração? Conte-nos!
Imagens via Pinterest
Tons na psicologia das cores
Decoração com Cores Quentes
O vermelho puro incita à ação e à excitação dos sentidos . Na decoração não costuma ser utilizado em grandes quantidades, a menos que se busquem as sensações citadas, pois pode ser um pouco violento. A forma mais adequada de utilizar esta cor poderosa é em pequenas doses ou combinada com tons brancos ou pastéis, produzindo assim conforto e aconchego.


Decoração com Cores Frias
A cor azul é a mais fria desta família, mas isso não significa que não devamos utilizá-la na decoração, pois as sensações que nos transmite não são propriamente frias. Calma, serenidade, paz ou descanso são algumas das sensações que esta cor nos proporcionará. Devemos ter cuidado em determinados ambientes, pois absorve luz . Se for usar esta linha em grandes quantidades, combine um tom pastel geral com detalhes em azul mais escuro ou elétrico.


